• LILIANE LAZZAROTTO

Sabe como evitar calotes? Temos dicas para você!

Atualizado: 18 de fev.

Pensando em você, preparamos diversas dicas para evitar golpes e calotes! Afinal, temos que vender com segurança e ao mesmo tempo, não podemos deixar de vender.




CARTÃO DE CRÉDITO OU DÉBITO

As máquinas de cartão são recursos que estão livrando muitas pessoas do calote. Hoje em dia, qualquer pessoa pode ter a sua própria máquina de cartão, e isso facilita o processo de compra, pois no ato da venda o cliente tem inclusive a opção do parcelamento e tem a garantia da venda segura. Pensando nisso, estamos com um projeto para oferecer máquinas de cartão em nome da Ballardin, fique atenda as nossas redes sociais!

PAGAMENTO À VISTA COM DESCONTO

O desconto é uma forma de estimular as vendas à vista. Você também pode oferecer ao cliente que faça parte do pagamento à vista e a outra parte no cartão.

Essa prática também requer alguns cuidados. Caso ofereça desconto para a venda à vista, isso também inclui os pagamentos com cartões. Não só com dinheiro. Além disso, o desconto não pode variar de acordo com o meio de pagamento. Se o desconto é para compra à vista, deve ser aplicado a todos os meios. Isso deve ser aplicado, inclusive para o pagamento via PIX.

EVITE PARCELAMENTOS SEM GARANTIAS

Uma prática bastante comum na revenda de roupa é a venda parcelada. O cliente faz a compra e parcela o valor total em alguns meses. Muitos revendedores aceitam esse tipo de negociação sem nenhum adiantamento. Porém, a transação oferece um alto risco. Por isso, indicamos que você tenha uma garantia de retorno, como o cartão de crédito.

SOLICITE UM ADIANTAMENTO

Em vendas parceladas, sem cartão de crédito ou outra garantia de pagamento, o recomendado é que um adiantamento seja solicitado. Isso não vai garantir que o cliente vai cumprir com a sua promessa de pagamento, mas garante que você receba pelo menos uma parte do pagamento. Nesses casos, evite autorizar longos parcelamentos e fique com todos os dados do cliente para uma possível renegociação. Lembre-se que, se a venda for por pessoa física (CPF), ela não poderá ser cobrada judicialmente ou inclusa em órgãos públicos. Caso seja feita via CNPJ, certifique-se a validade das assinaturas em documentos oficiais.

USE O PIX Desde o surgimento dessa nova forma de pagamento, a vida ficou muito mais fácil. Tendo o PIX, o seu cliente não precisará retirar dinheiro no caixa eletrônico, por exemplo, para acertar com você. O que pode aumentar as suas chances de venda!

NA DÚVIDA, NÃO VENDA

Você não se sente seguro em vender para determinado cliente ou para todos os clientes sem uma garantia de pagamento? Não venda. Perder a venda é melhor do que ganhar um cliente que não vai cumprir com a sua dívida.

Negar uma venda, principalmente para quem está começando parece uma atitude impossível de ser tomada, mas é melhor você continuar com os seus produtos e ter uma possibilidade de vende-los para outras pessoas. Mas lembre-se, é melhor conseguir uma garantia de venda do que perder uma venda e não ter um cliente novo! Boas vendas <3