Alguma vez você teve a experiência de ver uma peça que ficou linda em alguém, e quando experimentou uma parecida, não gostou do resultado? Não ficando semelhante e deixando você decepcionada? A explicação para tudo isso podem ser as cores!
Existe uma cartela de cores para realçar a beleza de cada um. Ela tem conseguido melhorar o aspecto da pele, deixando um aspecto mais saudável, e ainda acentuar o brilho dos olhos! Da mesma forma, existem algumas que têm o efeito oposto.
O que é uma análise de coloração pessoal?
A análise de cores pessoais, também conhecida como colorimetria, envolve testar a saturação da pele por meio de tecidos, para descobrir o seu tom ou subtom. Desta forma, monta-se uma cartela de cores pessoais que ajudará na escolha das roupas, valorizando suas características e cores naturais.
Como fazer uma análise de coloração pessoal?
Para fazer esse teste, o melhor é procurar um especialista em estilo e imagem. Porém, se você tem tudo o que precisa, pode testar algumas percepções em casa para começar.
Primeiro, você precisa de uma fonte de luz natural. Caso contrário, pode ser uma luz clara;
É essencial ter um espelho voltado para a pessoa, e tecidos de cores diferentes são usados para testar. Da escala de preto e branco, cor mista, cor quente, cor fria, cor clara a cor escura;
Com espelhos e luzes prontas, é recomendado manter a parede do fundo o mais neutra possível. A roupa e a visão abaixo do pescoço devem ser cobertas por um fundo neutro;
Nesse momento, o rosto deve estar limpo, sem qualquer interferência de produtos ou cosméticos;
Também é adequado isolar o cabelo se não estiver em sua tonalidade natural, pois confunde a percepção e dificulta o objetivo de encontrar uma cor que maximize a beleza natural;
Já com tecidos, devem ser mantidos próximos ao rosto. Dessa forma, é possível observar qual deles tem melhor desempenho e seguir com o teste até chegar em uma das 12 categorias.

A princípio, as cores da cartela começaram sendo divididas pelas quatro estações. Todo mundo é uma estação do ano, de acordo com o método de análise de coloração pessoal. Primavera: cores claras, vivas, alegres e brilhantes, verão: cores suaves, cinzas e sutis, outono: cores quentes, profundas e terrosas, inverno: cores puras, intensas e dramáticas.
Porém, com o passar do tempo descobriu-se que dentro de cada estação existem variações, totalizando então, 12 classes:
primavera: pura, clara ou intensa;
verão: puro, suave, ou claro;
outono: puro, suave ou profundo;
inverno puro, intenso ou profundo.
Quais as vantagens em fazer um teste de coloração pessoal?
Com este teste é possível estar mais bonita naturalmente, realizar compras mais assertivas, combinar cores sem tanto receio de errar, ter uma noção maior das tonalidades de cabelo que podem funcionar para você, e ainda ter um guarda roupa mais funcional. E você? O que achou dessa dica? Conta pra gente!
Comments